Salve Galera,
Estamos acampados aqui na 7ª Edição da Campus Party Brasil no Anhembi em São Paulo e postaremos direto do evento as últimas novidades, nossa vivência no eventos, palestras, fotos e muitos outros conteúdos.
1º Dia (Segunda) – Chegada:
A Campus Party como sempre desapontando pela falta de organização, tudo bem que pelo tamanho do evento é muito difícil que não ocorra falhas, mas a desorganização é pontual e constante, desde a chegada à rodoviária do Tietê já tivemos problemas para localizar o ônibus que iria fazer o transfer gratuito, depois de muito procurar e ser assediado por pedintes a todo instante finalmente encontramos o local e disseram que o ônibus iria demorar 30 minutos para chegar, e por um “acaso” tinha um micro-ônibus levando o pessoal por R$ 2,00 cada passageiro, acabamos indo por este meio “alternativo” espero que na volta consigamos pegar o tal do ônibus grátis.
As filas estão enormes como sempre e tudo fisicamente está muito parecido com o a campus do ano passado, só mudou a disposição um pouco. A internet está muito ruim, a conexão fica caindo e quando funciona a velocidade está baixa, os técnicos aqui estão colocando a culpa na Vivo, e todo hora tem um técnico mexendo nos rack da empresa, mais uma vez a Vivo/Telefônica estão queimando o próprio filme.
Os chuveiros continuaram do mesmo jeito do ano passado, frio, sem iluminação e com aquelas portas voadoras (tem que ficar segurando se não quiser ficar nu na frente de outro campuseiro).
Para quem comprou o pacote de alimentação acho que se deu bem pois a comida está muito boa, também tem outras opções melhores internamente para quem quiser comer um lanche, pizza, salgado, etc (mas está tudo muito caro, estão pedindo R$ 6,00 numa latinha de coca).
A apresentação foi um pouco fraca, o pessoal não tava muito animado, mas também não fizeram nenhum vídeo mais chamativo ou chamaram uma celebridade para a abertura (o Jacaré Banguela estava apresentando, mas muita gente ainda não conhece ele).
A área aberta ao publico em geral (open campus) também está parecida com a do ano passado, só mudaram a disposição dos estandes, as empresas também são as mesmas, a única novidade é uma área de divulgação para startup’s.
2º Dia (Terça) – Agora Começou pra Valer:
Foto: Bruce Dickinson
O segundo dia começou com problemas na internet (de novo), as palestras começaram eu mesmo já assisti algumas, o conteúdo é extenso e não dá pra acompanhar tudo pois temos que fazer as coisas básicas do dia-dia (escovar os dentes, almoçar, jantar, tomar banho, passar um fax) enfim sobra pouca horas úteis para aproveitar o imenso conteúdo.
Tivemos a palestra do Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden) e ficou bem lotada, não consegui pegar o tradutor por isso não entendi boa parte do que ele disse.
O barulho é grande, muitas vezes uma palestra atrapalha a outra, os próprios ventiladores fazem um barulho muito alto, esse é um ponto que negativo do evento, não tem como ficar concentrado (pelo menos eu não consigo), talvez de madrugada melhore um pouco.
Está acabando a luz algumas vezes aqui mas os geradores tem aguentado bem.
Agora a noite a internet melhorou um pouco e tem menos gente reclamando no grupo no facebook.
Rolou agora a noite um Flash Mobil com o Episódio das Cataratas do PicaPau, a Vivo distribuiu capas de chuva e colocou o episódio pra rolar no telão.
3º Dia (Quarta) – Dia da Inspiração:
Foto: Maickel Melamed
Hoje o dia foi de inspiração e motivação, assisti logo no começo do dia a palestra do Gil Giardelli que como sempre abre nossa mente com novas ideias e questões diversas sobre o Brasil, Redes Sociais e a sociedade como um todo, foi muito boa.
Depois tivemos a palestra do Marcio Kumruian fundador da Netshoes que fez uma palestra contando a história de fundação do site, o caminho que eles percorreram e como está a empresa hoje, também muito motivadora para quem deseja ingressar no e-commerce.
Também assisti a palestra sobre Podcast com um pessoal que domina o assunto dentre eles (Papo de Gordo, Podsemfio e Café Brasil) que alimentou a minha vontade em gravar o podcast, na semana que vem já vou grava-lo, aguardem. Eles lançaram um livro falando sobre o assunto o Reflexões sobre Podcast.
A palestra mais motivadora do dia foi a do Maickel Melamed (foto acima) que contou a sua história de superação, pra uma pessoa que até os 15 anos de idade não podia andar ele já participou de 3 maratonas (em nova york e outras cidades no exterior) e ainda pretende correr mais duas para alcançar seu objetivo. Fora isso ele já escalou montanhas, surfou, pulou de paraquedas, enfim, para quem reclama da vida por coisas boa e diz que não tem “sorte” na vida depois de ver tudo que ele superou tem que repensar seus conceitos.
Também assisti a palestra do Maksim Yevmenkin que trabalha no Netflix que contou sobre o funcionamento da plataforma, conceitos técnicos e informações gerais sobre a empresa.
E pra terminar o dia dei muita risada no Proibidões do Não Salvo, onde Mauricio Cid e equipe do blog Não Salvo comentou os posts mais polêmicos do site.
4º Dia (Quinta) – Dia do Debate:
Foto: Roberta Vasconcellos – Criadora do App Tysdo
Logo pela manhã assisti a palestra “Apresentações Matadoras” do Gustavo Guanabara, que passou informações muito úteis para quem quer impactar pessoas em suas apresentações de produtos, serviços ou de si-mesmo. A palestra dele foi excelente como sempre, realmente prende nossa atenção.
Na sequencia assisti a palestra do Youtube para Youtubers onde um funcionário da Google apresentou o funcionamento do serviço, na verdade ele não passou nenhuma informação relevante, além de ter chegada atrasado não fez o uso do projetor por isso a palestra ficou meio vaga e acabou rapidamente.
O destaque do dia ficou para a gravação do programa Navegador da Globo News, montaram uma estrutura no palco principal para esconder o logotipo das empresas patrocinadoras da Campus Party e fizeram a transmissão ao vivo no site deles, sendo que será editado e irá no ar em breve.
O tema do programa foi a Inovação das Start-up’s, apresentado pelo Alê Youssef, teve a participação da fundadora do aplicativo Tysdo, Roberta Vasconcellos, o físico e especialista em antimatéria, Claudio Lenz Cesar e o produtor cultural e diretor do documentário Funk Ostentação, Renato Barreiros. No inicio do programa teve também o Funk de um MC ao vivo, sendo que os campuseiros não gostaram muito e logo acabaram com o som,
O Debate gerado pelo programa foi bem interessante apontando pontos em que o Brasil precisa melhora e muito como a de edução básica para podermos criar tecnologias próprias, incentivos à start-up’s, dentre outras mudanças necessárias no Brasil.
Também tivemos uma apresentação surpresa do ministro da saúde Alexandre Padilha que veio falar sobre como podemos ajudar a Saúde no Brasil, parece até brincadeira, vieram falar de aplicativos que o governo vem desenvolvendo para ajudar as pessoas na saúde, até acho uma boa iniciativa mas poderiam concentrar esforços no que realmente interessa: melhorar o sistema de saúde, contratar mais médicos, valorizar os médicos, acabar com os desvios de verbas, dar remédios para todos que precisam, enfim, fazer algo que realmente vá trazer um benefício real na vida das pessoas que dependem do SUS.
5º Dia (Sexta) – Final da Novela da Globo:
A campus party está chegando ao fim, hoje assisti um pedaço de uma palestra sobre anjos investidores, que deu uma visão sobre o mercado de investimentos para start-up’s o que deve e o que não deve ser feito entre outras dicas.
Também assisti a palestra sobre o Facebook com Cris Dias, que deu uma ampliada na nossa visão de marcas no facebook, como tratar os posts, fans, etc. Vai ajudar em muito no trabalho que realizamos com nossos clientes.
Assisti também o inicio da palestra Tendências tecnológicas, futuro imperfeito e o longo prazo do Luli Radfahrer, que abre nossas mentes com novas ideias e o que pode vir num futuro próximo.
Por fim, tivemos um tipo de telão (tv’s acopladas) onde foi exibido o último capitulo da novela Amor à vida da Rede Globo e alguns campuseiros (inclusive eu) acompanhei o final desta dramaturgia, e foi dentro do esperado na minha opinião.
Os chuveiros continuam frios e muitos sem funcionar no banheiro masculino, a comida inclusa vem caindo de qualidade conforme vai passando os dias (hoje encontrei um bigado no meu cachorro quente). A única coisa que estabilizou foi a internet que parou de cair.
6º Dia (Sábado) Dia da Despedida:
No último dia da Campus 2014 eu assisti a uma palestra sobre o YouTube para Gamers, onde tinha uma galera legal que cria conteúdo (gameplay) para o youtube. O fato mais importante da palestra é que a receita gerado pelo youtube vem caindo ao decorrer dos anos e com isso estão buscando novas fontes de renda em outros players.
Depois assisti a palestra da Dilma Bolada, um perfil fake da presidente Dilma no Facebook e Twitter com milhares de seguidores, eu mesmo não conhecia e achei bem agraçado os posts.
Depois teve a gravação do Jacaré Banguela fora do ar que também entrevistou a presidente Dilma fake do youtube, não consegui assisti devido a quantidade de pessoas, mas acho que vai ser muito engraçado pelas risadas que ouvi a todo instante, agora é esperar o vídeo sair.
Também teve o Galo Frito ao vivo que infelizmente também não consegui assistir pois estava colocando as coisas em ordem pra ir para casa, sendo que saimos por volta de 19h, antes do encerramento do evento.
Minha opinião final sobre a Campus Party 2014 é a seguinte:
Ainda tem muita gente indo para usar a campus como se fosse uma lan house e não para aproveitar o conteúdo.
Acho que eles deveriam diminuir a grade de conteúdo pois muitas palestras colocadas no palco principal ficam vazias enquanto outras nos palcos secundários ficam tão cheias que ninguém consegue assistir, fora isso colocaram muitas palestras sobre o mesmo tema ou gênero no mesmo horário, ou seja, você tinha que escolher entre uma e outra.
O barulho continua sendo um incomodo, uma palestra atrapalha a outra, talvez devessem no próximo ano pensar num ambiante fechado para os palcos, talvez até com ar condicionado (rsrs).
De forma geral eu aproveitei bem o conteúdo, mas não sei se ano que vem vou ir, acho que vou acabar assistindo as palestras que eu quero no conforto da minha cadeira.
É esperar para ver, até a próximo ano galera.
=)