Olá pessoal,

Tem coisas que você só descobre como funciona quando precisa delas, vou relatar minha experiência com o “Reparo” oficial da Apple para o iPhone.

O problema:
O celular da minha esposa um iPhone 7 de 128gb (tenho 1 igual) comprados à cerca de 1 ano e 4 meses aqui no Brasil pela operadora Vivo parou de funcionar de repente, na noite anterior colocou para carregar como sempre fez, quando chegou no dia seguinte viu que o celular estava desligado, tentou ligar sem sucesso, deixou plugado no carregador e o mesmo não carregava.

Tentamos fazer os procedimentos descritos no site da Apple de tentar reinicializar o sistema, sem sucesso também, então a própria apple recomendou levar até uma assistência técnica autorizada, sendo que a mais próxima era em Campinas, pensamos, bom vamos levar na autorizada que é o melhor a se fazer, afinal o celular custou mais de 4 mil reais e não tinha nem 1 ano e meio de uso.

Assistência técnica iPrime em Campinas:
Foi então que levamos o celular na assistência técnica autorizada em campinas à cerca de 100km de onde moramos (agendamos um dia e horário pelo site da apple, chegando lá nem precisava de agendamento), então abrimos um cadastro e depois de um tempo veio um técnico e abriu o celular na nossa frente pra ver se já não tinha sido aberto, então adivinha o teste que eles fazem: plugam no carregador pra ver se carrega (fiquei pasmo), como não carregou a opção imediata seria substituição por uma unidade completa, ou seja, iriam ficar com nosso celular quebrado e nos vender outro do mesmo modelo por R$ 1.700 reais à vista. A outra opção seria deixar por 48h em diagnóstico pra tentar trocar a bateria, pensamos, vamos fazer isso.

48 horas úteis depois:
Passados as 48h o técnico da iprime nos ligou e disse que mesmo colocando a bateria nova o problema persistiu, desta forma o problema não era a bateria e que a única opção sera a substituição por uma unidade completa ao custo de R$ 1.700 reais à vista ou parcelado com acréscimo no cartão, falei que iria ver com minha esposa e pensar a respeito.

Chegamos à conclusão que valeria a pena já que não tínhamos outra opção, ou pagávamos R$ 1.700 ou “perderiamos” os mais de 4 mil pagos no aparelho, porém ao questionar o técnico sobre a garantia do novo aparelho, veio a surpresa, somente 3 meses de garantia, então fiquei indignado novamente: como assim vou pagar R$ 1.700 e ter somente três meses de garantia, se der o mesmo problema depois dos três meses vou ter que pagar mais R$ 1.700 uma vez que não fazem nenhum outro tipo de reparo?

Liguei no 0800 da Apple:
Foi então que já muito chateado e descontente com as opções oferecidas resolvi ligar no 0800 da apple pra ver se essa era a única alternativa mesmo, contei tudo o que havia ocorrido e o atendente disse: ah mais o senhor coloca o celular pra carregar à noite toda, isso não pode, a energia no brasil é muito ruim, se deu algum pico foi isso que deu problema no aparelho, eu respondi já tenho apple há mais de 8 anos e sempre carreguei assim, fora os outros celulares de outra marca que tenho por causa do trabalho, nunca tive problemas com isso.

Enfim, ele confirmou que a garantia era somente de 3 meses, aí eu questionei: e se der problema depois dos três meses, aí ele disse: agora que o sr. sabe que não pode deixar carregando de noite pode ficar tranquilo que não vai dar problema.

Por fim, falei do meu descontentamento com a forma do suporte que a Apple estava prestando e como estava avaliando trocar de marca para Samsung ou Motorola e ele simplesmente disse: isso é um direito do sr. como consumidor, posso ajudar em algo mais?

Adeus à Apple:
Depois de todo o ocorrido, bateu novamente o sentimento que tinha desaparecido à algum tempo atrás quando a apple começou a vender em reais e ativou o apple pay no brasil, Apple faz pouco caso do Brasil, e continua fazendo, por isso decidi abandonar novamente os produtos da apple, eles não perderam apenas um consumidor, mas um família de consumidores da apple e um fan boy da marca, conforme os dispositivos que tenho hoje derem problema vou levar em terceiros para fazer reparo e vender na sequência (inclusive vou fazer isso com o celular da minha esposa), vou dar o meu pra ela e vou passar a usar somente o Motorola G5s Plus que já tenho e mais pra frente vou comprar um Motorola mais potente.

Somente quem passa por esta experiência de precisar de suporte fora da garantia saberá o que é decepção com a marca, ainda bem que temos concorrentes à altura hoje em dia como Samsung e Motorola.

Até mais pessoal, fica aqui mais um desabafo meu.

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