Olá a todos,
Hoje vou compartilhar minha experiência com créditos fáceis, mais conhecidos como Cartões de Crédito, Cheques Especiais e Empréstimos.
Bom, meu problema com crédito fácil começou à cerca de 6 anos quando comecei a trabalhar registrado e receber um salário mensal e gastar muito mais do que ganhava, na época eu tinha conta no Banco Itaú no qual eu já tinha contratado emprétismo pessoal e utilizava com frequencia o cartão de crédito, porém como o meu limite era bem baixo eu consegui pagar tudo e fechar a conta rapidamente.
Não satisfeito eu abri uma conta no Banco Bradesco na qual eu comecei a receber meu salário nela, com isso o banco “abriu as pernas” para mim e aumentou meu limite para 8 vezes mais do que eu ganhava, com isso comecei a utilizar o cartão de crédito, comprava muita coisa superfura e parcelava, porém chegou um momento que não conseguia pagar o total da fatura e comecei a pagar o minimo do cartão, em seguida não conseguia nem pagar o minimo e o banco começou a descontar do meu limite de saque (cheque especial) e pra tentar cobrir tudo isso ainda contratei um empréstimo, depois de um tempo eu estava trabalhando apenas para pagar o banco e mesmo assim não conseguia, então parei de pagar tudo e virou uma BOLA DE NEVE, e começaram a ligar em casa todos os dias, minha familia que até então não sabia de nada ficou desesperada, e fui obrigado a fazer um parcelamento com altissimos juros, na época eu devia um total de R$ 3.500,00 e o total do parcelamento foi de R$ 12.000,00.
Depois de quitar este banco eu voltei depois de um tempo ao Banco Itaú, porém sem limites, até que entrei em outra empresa e a mesma começou a efetuar meus pagamentos nesta conta, foi onde meus problemas voltaram, comecei a usar cartão de crédito, emprestimos e cheque especial mas GRAÇAS À DEUS atualmente estou reestruturando minha vida financeira a fim de me livrar dos Bancos de uma vez por todas, veja como estou fazendo, pois pode servir de dica para você:
1º Pare e Faça as Contas:
O primeiro passo é parar e ver a realidade, ver quanto você ganha, ver quanto você deve, para quem deve, porque deve, se pode cortar etc, faça tudo isso, coloque no papel.
2º Corte os Gastos Desnecessários:
Depois de colocar tudo no papel você irá ficar surpreso para onde está indo seu dinheiro e cortar gastos como almoços fora de casa, internet, celular, telefone, etc, pode ajudar e muito afinal o importânte é economizar ao máximo para sair do vermelho ou do buraco.
3º Se faltar dinheiro:
Priorize os pagamentos de contas que possuem o juros alto, por exemplo empréstimos, cartões, etc.
4º Para pagar tudo mais rápido:
Faça um planejamento e fim de liquidar suas dividas rapidamente, por exemplo antecipar emprestimos e financiamentos são uma ótima opção.
5º Cancele tudo a medida do possível:
Conforme for quitando suas contas vá cancelamento os limites de crédito, cancele cartões, cheques especiais, limites de emprestimos e até a sua conta corrente bancária caso não precise da mesma, deixando apenas a conta poupança.
No final tudo vai dar certo e lembre-se se você entrou nesta situação uma vez pode entrar novamente assim como eu entrei, a melhor opção é manter distâncias de créditos fáceis, sempre que eu alguem de oferecer um crédito fácil ignore a pessoa, falando não preciso obrigado, não preciso obrigado.
Se você for um consumir compulsivo, assim como eu já fui ótimas opções são manter distância de lojas e lugares que te fazem comprar, principalmente lojas virtuais.
Vamos parar de enriquecer os bancos e gastar dinheiro com o que realmente interessa em nossas vidas, como viajens com a familia e amigos, ofertas ao nosso Senhor Deus e ajuda a quem realmente precisa.
Que Deus os abençõe, até a próxima.