Salve Pessoal,

De tão revoltado que fiquei com a Vivo nos últimos anos que resolvi fazer um “tutorial” de como se livrar da operadora Vivo, seja na telefonia móvel, fixa, tv por assinatura e outros serviços, vamos lá.

Por que estou tão insatisfeito com a Vivo?
Simplesmente eles não respeitam os seus clientes, o atendimento é péssimo, parece que estão fazendo um favor ao prestar o serviço pelo qual nós pagamos e pagamos caro, no decorrer do post vou relatar minhas experiências com cada um dos serviços desta terrível operadora.

Somente eu estou insatisfeito?
Não, para você ter uma ideia no meu círculo de amigos, familiares e conhecidos são centenas de pessoas insatisfeitas com a Vivo.

Mas você pode dizer: então é um problema na sua cidade ou região! Negativo, confira os dados:

Segundo o site do Reclame Aqui, ela está no top das reclamações hoje, nesta semana que passou, nos últimos 30 dias e no último ano ela é a mais reclamada, veja:

Agora vamos aos problemas que enfrentei com cada um dos serviços da Vivo:

Vivo Móvel / 3G / Celular:

Uma coisa não podemos discordar, a vivo tem a melhor cobertura, ou seja, o seu sinal “pega” em praticamente todo lugar.

Já consegui usar a vivo em lugares onde outras operadoras não pegaram de jeito nenhum, boa parte disso se deve ao fato da vivo ter comprado a antiga Telemig Celular, empresa estatal que possuía torres de transmissão em pontos estratégicos, pontos estes que fazem com a Vivo tenha a melhor cobertura, é só por causa disso que ela tem a melhor cobertura.

Tem a melhor cobertura de celular mas o seu serviço de telefonia está muito ruim, nos últimos anos vem piorando à cada dia, pode ser por causa da quantidade de usuários, a base dela no pré-pago cresce absurdamente porém acho que os investimentos não tem acompanhado o crescimento.

Já fui cliente de planos pré-pago, controle e pós-pago da vivo e tive diversos problemas com a qualidade do serviço e péssimo atendimento por parte dos seus colaboradores. Problemas com cobranças indevidas, roubo de crédito, problemas para trocar e cancelar planos, enfim, só problemas com a Vivo.

Nos serviços de internet 3G então, é tão lenta que parece internet discada. No final do ano passado contratei um plano 3G da Nextel para tentar fugir da vivo e me deparei com falta de sinal em diversos bairros na minha cidade e depois a nextel fechou parceria com a vivo para atuar em roming em cima da rede da vivo o que de certa forma faria com que eu fosse cliente da vivo, por este motivo cancelei o plano.

Nesta semana fiz portabilidade do meu número da vivo para a Claro e até o momento estou satisfeito.

Vivo Fixo (antiga Telefônica):

Novamente a Vivo ganha em cobertura com seus cabos telefônicos por todo o estado de São Paulo, em muitos lugares onde não tem nem energia elétrica tem cabo da telefônica.

Isso também se deve ao fato da telefônica ter comprado extinta estatal TELESP que possuía a maior cobertura do estado.

Mas novamente ela tem a maior cobertura no estado mas o serviço é péssimo, vou listar alguns problemas com o serviço de telefonia fixa da Vivo:

Técnicos terceirizados: todos os técnicos da empresa foram sendo terceirizados com o tempo, hoje em dia acredito que deve ser quase 100%, o que fez com que a qualidade do serviço também caísse 100%, eles atendem mal, são mal treinados, muitos não tem conhecimento algum sobre os serviços da empresa, fazem gambiara e por aí vai…

Sem segurança e sem privacidade: qualquer um, seja técnico da telefônica ou não, seja um vizinho seu, seja qualquer pessoa, se ela subir no poste em frente a sua casa, ou no armário que concentra os telefones no seu bairro, ou em diversos outros pontos eles conseguem utilizar sua linha telefônica fazendo ligações à vontade e/ou ouvindo suas ligações. Muitos técnicos usam telefones de clientes da empresa sem consciência que isso irá gerar um transtorno enorme para o usuário que vai estar pagando ligações que não fez.

Bina e DDD: os serviços da telefônica/vivo fixo são arcaicos, para você ter uma ideia eles cobram até hoje para quem deseja ter um identificador de chamadas (bina) sendo que isso deveria ser gratuito hà muitos anos (na Net, GVT, Claro Fixo e outras operadoras sempre foi). Além disso o DDD 015 da operadora é o mais caro de todos, além de que acredito que eles roubem cobrando ligações que não são feitas.

Já tive muitos telefones da telefônica por causa do Speedy, atualmente estou livre deles e convenci minha mãe a fazer a portabilidade da sua linha da Telefônica para o Claro Fixo.

Também tenho várias linhas do Claro Fixo e aqui na cidade funciona muito bem com um plano super barato, na promoção que peguei eu pago R$ 19,90/mês para ligações ilimitadas para fixos de qualquer lugar do brasil, além de que já vem com secretária eletrônica e o aparelho fixo é bem barato.

Vivo TV (via Satélite):

Este serviço não é utilizado por muitos usuários da vivo, mas ela dispõe de tv via satélite, mas não possui muitos recursos interativos e poucas opções de canais.

Nunca fui cliente da operadora, mas tentei: quando assinei aguardei 3 vezes o técnico vir fazer a instalação e ninguém apareceu, já na Claro TV assinei em um dia e vieram instalar no outro.

Vivo Play (Filmes na Internet):

Assinei este serviço para fazer um teste, sendo que deram 30 dias para testar e antes de terminar o teste não consegui cancelar e até hoje estão me cobrando pelo serviço que não utilizei, estou cogitando entrar com um processo contra a empresa, uma vez que estão me perturbando com as cobranças via telefone e já reclamei junto à empresa, na Anatel e no reclame aqui e não tive resposta.

Resumindo:

Bom, esta foram minhas experiências com a Vivo, não recomendo a ninguém, faça de tudo para não contratar serviços dela ou então você vai ter muita dor de cabeça, dá instalação ao cancelamento.

Minha dica é: Faça portabilidade da Vivo para outra operadora, não fique preso com a Vivo pois ela não te valoriza, leve seu número, avise seus contatos e chame eles para migrar para a operadora que você está indo.

E no serviço de TV por assinatura assine a Claro ou Sky, nem cogite assina a Vivo TV.

No caso de filmes on-line não pense duas vezes, assine o Netflix.

Até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui