Olá pessoal,

Neste post vou deixar registrado minha insatisfação com o atendimento de grandes empresas e corporações, como consumidor e proprietário de uma pequena empresa vou relatar algumas situações comuns que me fazem avaliar o atendimento com a nota 0, continue lendo…

Quem já não teve problemas com um mal atendimento?

Não é a toa que existem milhares de reclamações em órgãos como o Procon e Anatel que retratam o descaso que grandes empresas de diversos setores tem com o seu consumidor, provavelmente você já deve ter passado por algum problema de por exemplo: fatura incorreta, valores abusivos, produtos com defeitos, serviços mal executados, prazos não cumpridos, dentre muitos outros e normalmente este problema está relacionado com uma grande empresa, eu mesmo já passei e passo por muitos problemas que seriam simples de serem resolvidos mas acabam se tornando uma grande dor de cabeça quando está diante de uma grande corporação, e pensando a respeito cheguei a algumas conclusões:

  • Funcionários sem treinamento adequado:
    Visando uma lucratividade maior as grandes empresas (de diversos setores, mas os mais comuns são internet, tv, telefone, água, energia, etc), acabam terceirizando o seu atendimento e com isso perdem o controle sobre o atendimento. As terceirizadas por sua vez contratam funcionários com pouca ou nenhuma qualificação e os mesmos não recebem um atendimento adequado, quantas vezes você já ligou na sua operadora de tv perguntando sobre um recurso da mesma e o próprio atendente não sabia do que se tratava, ou ainda um promoção que você encontrou no site da empresa e o funcionário simplesmente nunca entrou no site da empresa, isso mostra o despreparo e o descaso que as empresas de Call Center possuem.
  • Quantidade vs Qualidade:
    As grandes corporações só pensam na quantidade, ou seja, quanto mais clientes mais lucro, porém deixam de lado a qualidade, imagina por exemplo um restaurante que atende cada vez mais clientes sem ter funcionários, estoque ou espaço suficiente para atender a demanda, isso acaba gerando uma espera muito maior por parte do cliente, insatisfação do funcionário por trabalhar mais e receber a mesma quantia, produtos mal feitos por conta da velocidade, dentre outros problemas.
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  • Atendimento por telefone:
    O atendimento telefonico oferecido por grandes corporações é extremamente ruim, os atendentes parecem “robôs” ou pior, muitas vezes um atendimento eletrônico poderia fazer muito mais que uma atendente faria. Quantas vezes eu liguei para um suporte para resolver uma questão simples onde era só apertar o enter e simplesmente abrem um chamado, reclamação, etc no sistema para outra pessoa resolver, eu fico indignado com isso, por que não colocam a pessoa que resolve para atender o telefone e já resolver no mesmo instante? Isso é uma vergonha e descaso com o cliente, ficar aguardando vários minutos ou horas para ouvir: “sua reclamação foi registrada, estaremos verificando e retornaremos” ou pior: “se não retornarmos em 5 dias úteis favor nos ligar”, não preciso nem dizer mais nada né.
  • Atendimento por Chat:
    O atendimento via chat de grandes empresas também deixa muito a desejar, cheio de mensagens prontas, demora para responder, queda de conexões e muitos outros problemas contribuem para o péssimo atendimento via texto. Na teoria deveria ser mais prático que uma ligação mas acaba se tornando o contrário e acabamos caindo na mesma: “senhor estou abrindo um chamado”, meu Deus coloque um atendente que irá resolver o problema para atender.
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  • Uma Pessoa para resolver tudo?
    Logicamente existem questões bem complexas que exigem uma atenção maior, porém 99% delas poderia ser resolvida facilmente por um único atendente, seja uma dúvida comercial, técnica ou financeira, um unico profissional poderia resolve-la, afinal quem trabalha no setor técnico não sabe fazer contas? ou não sabe falar sobre o produto o qual dá suporte? O que as empresas precisam entender é que ninguém gosta de falar com vários atendentes e explicar o mesmo problema várias vezes. Se vocês tem 10 mil atendentes, mande 9 mil embora e treine e pague bem os mil restante para atender e resolver os problemas de forma eficiente.

Enfim, fica aqui o meu desabafo e indignação com empresas que não presam um bom atendimento, e faço até um desafio a você é que dono, sócio, acionista, diretor, gerente de uma grande empresa, entre em contato com sua própria empresa como se fosse um cliente para resolver algo, garanto que muita coisa vai mudar depois deste atendimento, isso se você conseguir ser atendido, rsrs.

Abraço pessoal, até a próxima.

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