Olá pessoal,
Hoje vou falar sobre financiamento de veículos, um mal que atinge nossa sociedade atualmente, não sou contra o financiamento em si, mas sou contra o abuso feito em cima do consumidor.
1º Avalie as opções:
Antes de entrar em um financiamento avalie com cuidado se esta será sua melhor opção, normalmente entramos num financiamento de veículo para compra-lo “na hora” por assim dizer, mas isso pode se tornar um pesadelo no futuro, as opções para se comprar um carro ou moto são:
- Juntar o dinheiro:
Muita gente diz: eu não consigo fazer isso, mas eu digo: você deve tentar, se não conseguir o valor total terá ao menos um parte para dar uma entrada e diminuir o valor da parcela ou o número de prestações, e se conseguir comprar seu veículo a vista melhor ainda, pois pelo menos ao banco não vai ficar devendo nada.
. - Consórcio:
Uma excelente opção para quem não tem pressa, porém fique atento, alguns consórcios cobram juros parecidos com financiamentos, procure cooperativas de crédito em sua região, pois terão menos pessoas no grupo e normalmente cobram um valor baixo de manutenção do consórcio.
. - Vai trocar de carro? Precisa mesmo?
As vezes você está com um certo modelo de carro ou moto e deseja trocar por outro, normalmente mais novo, mas fique atento, esta mudança pode não ser uma boa opção, pois se você tem um carro usado há algum tempo já conhece todos os problemas dele e ao trocar por um aparentemente mais novo não sabe o estado que ele se encontra e a bomba pode vir na sua mão. Ao trocar por um novo não se esqueça que terá adicionais como diferença no valor do IPVA, seguro, revisões, etc.
2º Precisa mesmo financiar, então veja as dicas:
Se você precisa mesmo fazer um financiamento aqui vão algumas dicas de quem já passou três vezes por este abismo:
- Se o veículo for usado:
Fique atento, pois carro ou moto usada sempre tem algo para fazer, quando compra-lo reserve um dinheiro para uma manutenção inicial, garanto que vai ter coisas para fazer. Também fique ligado onde compra seu veículo, principalmente com a procedência do mesmo e a garantia oferecida. Também fique esperto pois tem muitas revendas de veículos que cobram juros abusivos, não compre no primeiro lugar que encontrar, procure bastante e não tenha pressa. Não faça uma parcela muito alta, pois veículo usado vai dar problema no futuro, seja uma troca de pneus, um vazamento ou um acessório reserve um dinheiro para manutenção dele pois se a prestação for no seu limite e aparecer algum problema você pode ficar apertado. Também avalie se não convém comprar um veículo novo, principalmente por causa do juros cobrado.
. - Se o veículo for novo:
Não esqueça que terá que emplaca-lo, fazer documentação e na maioria dos casos fazer um seguro, tudo isso lhe dará um custo inicial muito grande, além das revisões nas concessionária para não perder a garantia. Quando for comprar aproveite épocas quando estão com promoção e brindes, pode ajudar muito no inicio. Apesar de não ter gastos com manutenção você tem que reservar um dinheiro mensal para cobrir as despesas com revisão, seguro e impostos, pois se deixar tudo para o inicio de ano você pode se apertar, afinal tem que pagar a prestação do financiamento.
3º Já financiei, e agora?
Agora é pagar, e pagar rápido, se você fez um financiamento que dá descontos ao antecipar parcelas e você tem um dinheiro sobrando não pense duas vezes e vá pagando adiantado, mesmo que o desconto seja pouco garanto que você ficará mais tranquilo se tiver algum problema financeiro e já tiver algumas parcelas adiantadas, além disso se você atrasar 1 dia que seja o valor é um absurdo e pode se tornar uma bola de nove conforme vai passando os dias.
Se por acaso atrasar uma ou mais parcelas fique atento, as cobradoras vão encher muito você, vão ligar todo dia e toda hora, por isso, pague o quanto antes.
4º Terminei de pagar, ufa!
Essa é a melhor parte, minha dica é: não faça outro financiamento, nunca mais!!!
Os bancos vivem da necessidade e da pressa dos outros, não culpo eles por cobrarem juros absurdos, afinal na hora de fazer o financiamento você sabia como ia ser.
Mas bem que podia ter um banco que pensa-se diferente, mas quando o assunto é dinheiro perde-se a amizade e até a família, uma tragédia.
Sorte a todos, abraço até a próxima